Mangá
Maurício Dantas

Nome completo: Maurício da Trindade Costa Gadêlha Dantas

Nascimento: 19/12/1982

Artes que pratica: Desenho, quadrinhos (arte e texto).

Exposições que já participei: Finalização do Curso Planeta HQ (98), Exposição de Quadrinhos - Oficina HQ, nos espaços EBEC-Pituba (2002) e Aliança Francesa (2004).

Sites com obras: No momento, nenhum dedicado a isso. Há desenhos meus no site www.sentairockband.com.br

Influências: Will Eisner, Jack Kirby, Frank Miller. Dos japoneses, Hiroaki Samura (Blade of Immortal), Goseki Kojima (Lobo Solitário) e Nobuhiro Wastsuki (Samurai X).

Ídolos/gêneros preferidos: Em termos de mangá, não tenho muitas preferências (shoujo, shonen). O shoujo tem histórias mas fracas, mas as artes impressionam, enquanto adoro a impressão de movimento recorrente no shonen e as histórias, por serem de ação, são mais acessíveis.

Material que gosta de usar: Nanquim. Canetas BIC são ótimas também.

O que significa o mangá pra você? Uma escola de quadrinhos, não mais que isso. Uma escola que preza pela capacidade da transmissão de emoções e sensações como um todo, a expressividade é seu forte, bem como o desejo de, através dessa mídia, explorar temas que não podem ser falado entre amigos ou em casa. Como todo bom quadrinho, é um escape.
Não é um estilo superior ou inferior ao europeu, americano ou qualquer outro. infelizmente temos um público muito jovem, impressionável e com pouco conhecimento, o que gera esse tipo de opinião.

Pertence a algum grupo? Não, a maioria do grupos existentes em Salvador ainda são muito imaturos, e discordo dessa visão de superioridade do mangá.

Como conheceu a arte? Comecei a desenhar pequeno, fã de comics. Sempre quis desenhar aquelas coisas ali. O mangá surgiu pela minha adolescência (um pouco antes do seu boom no Brasil), e me impressionou por sua expressividade e exotismo.

 

 
 
    home // o projeto // programação // as artes // contato