Mangá
DJota

Nome Completo : Dilermano José Maciel dos Santos

Data de nascimento : 08 de Setembro de 1980

Artes que pratica : Mangá, comics, desenho artístico (paisagem, natureza morta, fotorealismo), lápis de cor, aquarela, nanquim, pintura digital.

Exposições que já participou : exposição do seguindo Anipolitan - publicou o fanzine OCEARA, que teve algumas edições vendidas; e exposição do terceiro Anipolitan – onde distribuiu 10 edições do fanzine MANGAMIX.

Sites com obras : djota.deviantart.com

Influências : No comics, Joe Madureira e Jim Lee. No mangá, Nobuhiro Watsuki (autor de Samurai X); Masakaso Katsura (autor de Video Girl Ai); e Ken Akamatso (autor de Love Hina). Além desses, três ilustradores que desenham para jogos de video-game: Jason Chan (faz ilustrações para Warcraft); Tetsuia Nomura (faz ilustrações para Final Fantasy) e Hiu Tai Kin (faz ilustrações para Magna Carta).

Ídolo : Além dos já citados, Yoshiuke Sadamoto (Evangellion).

Gênero : SHONEN (exemplo de Evangellion e Samurai X).

Material que costuma usar : Grafite; lápis 6B.

O que significa o mangá : Uma forma de comunicação. Também é fácil de se adaptar à cultura de cada país. É um desenho que mostra muita emoção, desenho mais humano.

Grupo a que pertence : No momento, nenhum.

Como conheceu a arte : Desenho em geral, desde muito cedo. Lia quadrinhos aos 8 anos e fazia esboços com bonecos de palitinho. Com 12 anos começou a esboçar comics. Conheceu desenho japônes através de jogos de video-game, Mangá conheceu com 16 anos. Fez curso de História em quadrinhos no Planeta HQ quando era adolescente. Em seguida entrou no curso de desenho de Hector Valdez. Depois de 3 meses nesse curso começou a ser monitor de desenho, ajudando a instruir os alunos. Em 2000, aos 20 anos, virou professor de desenho no curso Hector Valdez. Nos anos de 2001 e 2002 trabalhou em parceria com outro desenhista após ter saído do curso de Hector Valdez. A parceria não perdurou muito e em 2003 começou a ensinar no estúdio Espaço das Artes, onde ficou durante mais 2 anos. Em novembro de 2005 abriu sozinho o Estúdio Alpha Mangá, especializado nessa arte japonesa. Tem hoje uma média de 14 alunos. Planeja trabalhar com publicações, impressão e uma revista independente.


 
 
    home // o projeto // programação // as artes // contato